Equipe

Professor

Dr. Júlio César Borges

                      

 

Graduado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1996-1999) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Bioquímica pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas – IB/UNICAMP (2000-2004). Desenvolveu a parte experimental de sua pesquisa de doutorado no Centro de Biologia Molecular Estrutural do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas – CBME/LNLS, atual Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais – LNBio/CNPEM/Campinas.Realizou pós-doutorado no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/UNESP (2005-2006) e no CBME/LNLS (2006-2007). Desde 2007, é Professor Efetivo em RDIDP no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo – IQSC/USP, obtendo o título de Livre Docente em 2015, com foco em Bioquímica. Atualmente, é Professor Associado (MS5.3) do IQSC/USP, ministrando disciplinas de Bioquímica e Biofísica de proteínas na graduação e pós-graduação.Orienta mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Química do IQSC/USP e exerce a função de Presidente da Comissão de Graduação do IQSC (mandato 2022-2024 e reconduzido para mandato 2024-2026), além de participar ativamente em diversas comissões e colegiados. Seus principais interesses de pesquisa incluem Expressão Heteróloga de Proteínas, Biologia Molecular, Biologia Estrutural, Biofísica de Proteínas, Chaperonas Moleculares (Hsp70, Hsp90) e técnicas como Dicroísmo Circular, Fluorescência, Calorimetria e Ultracentrifugação Analítica. É assessor Ad Hoc da FAPESP, CNPq, CNPEM e de periódicos científicos, coordenando diversos projetos financiados pela FAPESP e CNPq, e é pesquisador principal de projeto Temático da FAPESP. Desde 2009, é bolsista de produtividade de pesquisa CNPq e possui habilitação para consultoria junto a empresas farmacêuticas e biotecnológicas. Pai do Mig e do Jorginho e esposo da Lis, com muito orgulho!

Especialista em Laboratório

M.Sc. Winston Pinheiro C. Gomes

Mestre (2022) e Doutorando em Ciências, na área da Química na Agricultura e no Ambiente, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultara (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) no grupo de pesquisa do Laboratório de Analítica e Química de Alimentos (@laqa.esalqusp) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da USP. Graduado em Tecnologia em Alimentos na Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (2021) e em Tecnologia Têxtil pela Faculdade de Tecnologia de Americana (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: Análises de alimentos; Análise de cervejas por cromatografia gasosa; Técnicas analíticas (Espectrofotometria UV/Vis, Cromatografia líquida, Cromatografia gasosa e Multiespectral) para avaliação da composição de cafés; Desenvolvimento de métodos analíticos baseados em análises por imagens (Smartphone, Multiespectral e Raios-X); e Ferramentas quimiométricas. Atua também como Especialista em Laboratório no Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), com atividades nos Laboratórios de Bioquímica e Biofísica de Proteínas (https://gbbp.iqsc.usp.br/) e de Materiais Inorgânicos e Vítreos (@lamiv.usp), apoiando ensino, pesquisa e infraestrutura laboratorial.

Pós-doutorado

Dra. Leijiane Figueira de Sousa

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2009) e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA (2010). Especialização em Aprimoramento Científico e Ações em Saúde – (2012); Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Ciências-Toxinologia pelo Instituto Butantan. Experiência nas áreas de Bioquímica, Fisiopatologia e Imunologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análises proteômicas e avaliação de atividades biológicas de venenos animais empregando modelos experimentais convencionais e alternativos, com ênfase em efeitos sobre a hemostasia. Estudos envolvendo análises da reatividade de soros antivenenos com venenos de serpentes e toxinas isoladas. Isolamento e caracterização funcional de fosfolipases A2 de venenos de serpentes. Avaliação dos efeitos antitumorais de compostos de origem natural tais como toxinas de venenos animais e agentes fitoterápicos. Desenvolveu pós-doutoramento na área de Patologia Molecular, com foco no estudo de células-tronco tumorais de carcinoma mucoepidermóide de glândula salivar, empregando como ferramentas analíticas RT-qPCR, imunohistoquímica, espectrometria de massas (LC-MS/MS), western blotting e ensaios farmacológicos com inibidores de histonas deacetilases (iHDACs). Atualmente é pós doutoranda no Laboratório de Bioquímica e Biofísica de Proteínas, onde investiga o papel regulatório da fosforilação na modulação das interações proteína-proteína e da atividade chaperona do complexo Hsp90/SGT e Hsp90/Aha1 em Leishmania braziliensis, por meio do mapeamento dos sítios de fosforilação, geração de mutantes fosfo-deficientes, análises bioquímicas, estruturais e funcionais destes mutantes quanto a interações proteicas, dinâmica e atividade chaperona.

Pós-graduação

Arthur Moraes Franco da Rocha

Possui graduação em Química pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (2022) e ensino médio pelo Colégio Objetivo de Campinas(2017). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas.

Gustavo de Oliveira

Graduando em Química (Habilitações tecnológicas) com ênfase em alimentos pelo (IQSC-USP). Técnico em mecatrônica pelo (IFSP) campus Votuporanga (2017-2019). Atualmente é membro do Grupo de extensão PET Química (IQSC)(2022-2023)e bolsista de iniciação científica CNPQ (PIBIC) no grupo de pesquisa (LBBP) laboratório de bioquímica e biofísica de proteínas.Atualmente é Estagiário no Laboratório Nacional de Biociências (LNBIO) do Centro Nacional de Pesquisa e energia e Materiais (CNPEM), onde atua no LMB ( Laboratório de Macromoléculas Biológicas),que tem como foco o estudo de mutações em proteínas relacionados com transtornos do neurodesenvolvimento. Atualmente Trabalha com técnicas como expressão, purificação de proteínas e Cristalização de proteínas.

Izabella Rodrigues F. da Silva

Doutoranda no Laboratório de Bioquímica e Biofísica de Proteínas (LBBP) do IQSC – USP. Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pesquisa voltada ao isolamento, purificação e caracterização bioquímica de enzimas nativas. Bacharel em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua também em projetos na área de Química Computacional, com ênfase em modelagem molecular e simulações de dinâmica molecular aplicadas a sistemas biológicos.

Mariana Oliveira Tavares

Técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFSP, no ano de 2018.Graduanda em Bacharelado em Química com Ênfase em Química de alimentos pelo Instituto de Química de São Carlos, formação prevista para 2025/1. Bolsista FAPESP de Iniciação Científica no laboratório de Bioquímica e Biofísica de proteínas, orientada pelo professor Dr. Júlio César Borges. Trabalho atualmente no projeto referente ao tema “Avaliação bioquímica do estado redox na formação e na estabilidade dos complexos supramoleculares da HSPA5 (BiP)”.

Graduação

Bruna Espiño dos Santos

Graduanda em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus sede, com ênfase em biologia molecular. Atualmente, é bolsista FAPESP de iniciação científica no Laboratório de Bioquímica e Biofísica de Proteínas (LBBP) no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), trabalhando com caracterização experimental e análises de bioinformática de chaperonas moleculares. Atua como Secretária da RSG-Brazil, organização estudantil filiada à Sociedade Internacional de Biologia Computacional (ISCB-SC), contribuindo com projetos de divulgação científica e desenvolvimento da Bioinformática no Brasil.

Diego Pereira Coca

Graduando em Química pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São PAulo e possui ensino médio pelo Colégio Notre Dame (Rede Azul)(2023). Tem experiência na área de Química.

Gustavo Pereira Rodrigues da Costa

Graduando em Química pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo e possui ensino médio pela E.E. Professora Nail Franco de Mello Boni (2019).

Martina Jusan Fernandes Daú

Graduanda do curso de Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), Universidade de São Paulo, atualmente atuando em projeto de iniciação científica na área de bioquímica e biofísica de proteínas, com foco em chaperonas moleculares.

Raquel Rocha Paranaguá

Graduanda em Bacharelado em Química com ênfase em Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). É bolsista de Iniciação Científica no grupo de Biopolímeros e Fotoquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) e colabora voluntariamente no Laboratório de Bioquímica e Biofísica de Proteínas (LBBP). Atualmente ocupa o cargo de presidente da Comissão Organizadora Discente da Semana de Química “Prof Edson Rodrigues” (COD-SEMAQ).

Yves Augusto Fusco

Graduando de Bacharelado em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Atualmente, desenvolvo um projeto de iniciação científica, no Laboratório de Bioquímica e Biofísica de Proteínas (LBBP) USP Instituto de Química de São Carlos (IQSC), visando a caracterização do fosfoproteoma, identificação dos sítios de fosforilação e produção de proteínas mutantes fosfodeficientes, de Leishmania braziliensis.

Egressos